PESQUISAS EM ANDAMENTO

O estudo tematiza a publicização da educação na Bahia, no período 1940-2010, e procura identificar e qualificar as ações empreendidas por diferentes agentes das políticas públicas para educação e seus desdobramentos para a edificação dos sistemas de educação e a promoção do acesso, permanência e sucesso escolar. O período escolhido remonta ao processo de enfrentamento do chamado enigma baiano, no final da década de 1940 e passa pelos períodos de reformas educacionais mais recentes, procurando perquirir a concepção de modernização que embalou as ações do Estado nesse período, suas contradições e desdobramentos na formulação e implementação de políticas públicas para a educação. Trata-se de uma incursão histórica, que além de análise conceitual dos princípios educacionais enunciados, volta-se para questões como a compatibilidade entre os princípios estabelecidos e as ações engendradas, assim como para as diferentes formas de atuação dos sujeitos sociais implicados (governo, sociedade civil e personalidades públicas ou, até então, desconhecidas nos veículos acadêmicos e de comunicação).
DOCENTES PESQUISADORES |
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Antonia Almeida Silva / Catarina Malheiros da Silva / Elizabete Pereira Barbosa / Jacqueline Nunes Araújo / Otto Vinícius Agra Figueiredo |
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PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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PROFISSIONAIS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
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DISCENTES EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Bolsistas |
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DISCENTES - Mestrado |
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Annaline de Oliveira Falcão Lima / Gabriela Silva Santos / Grazielle Miranda Silva Jaqueline Loiola Dias / Maria Angélica Matos Pereira / Rosângela Borges Carneiro |
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