• Imagem cabeçalho site do CEDE

PESQUISAS CONCLUÍDAS




Para o desenvolvimento do objeto desta pesquisa, "estudos de revisão na área da educação no período 2000-2016", o corpus definido foi a produção publicada em formato de livro, artigos das revistas de educação nacionais registradas no scielo e a Série Estado do Conhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). O objetivo da pesquisa foi estudar os trabalhos que pesquisam a produção acadêmica (estudos de revisão), a partir de um conjunto específico de trabalhos selecionados, identificando e analisando as diferentes denominações e enfoques metodológicos, suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências, as potencialidades e os desafios que se apresentam à área de educação, frente a esse tipo de pesquisa. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática, com foco na abordagem metodológica, elemento essencial para caracterizar os diversos tipos de estudos de revisão, assim como na contribuição dos trabalhos sobre a produção acadêmica. Ao final da pesquisa, foi construído um panorama sobre os estudos de revisão, com a apresentação dos diferentes tipos de pesquisa, os aspectos metodológicos que os caracteriza e o que os diferencia entre si, de forma a indicar as potencialidades e os desafios que se apresentam para esse tipo de pesquisa na área de educação.


DOCENTES - PESQUISADORES

Antonia Almeida Silva / Elizabete Pereira Barbosa / Syomara Assuíte Trindade

DISCENTES - INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Victória Carneiro Sousa

DISCENTES - MESTRADO

Josiane Santiago dos Santos Andrade



conc1

Este estudo consubstanciou o debate da implementação das políticas de educação do campo em seu cruzamento com as políticas de educação infantil, preservando as especificidades dos temas em um conjunto de dados capaz de propiciar maior clareza analítica do que possa ser compreendido como educação infantil do campo, não a desvinculando do cenário ampliado emoldurado na relação educação e sociedade. No século XX, estudos na área de educação apontam para um momento diferenciado das análises sobre a infância e a importância da mesma na sociedade ocidental moderna. A medida em que se concebe a criança sob uma lógica diferenciada da comumente versão do adulto por vir, a categoria infância alcança um nível diferenciado de análise sociocultural que terá notória influencia nas pesquisas educacionais, nas políticas públicas e nas concepções de educação infantil da sociedade contemporânea. Discutir as políticas de educação infantil voltadas para os cotidianos rurais implica em revisitar a perspectiva sociocultural da infância no rural: os modos de vida, produção e significado da educação para seus sujeitos e suas instituições. Dentro desta perspectiva, a intenção investigativa foi analisar como a política de educação do campo tem sido incorporada nos distritos do município de Feira de Santana na Bahia. Para tanto, a pesquisa qualitativa deflagrou como universo de análise a educação infantil, tendo como objeto de estudo a interface da Educação Infantil com as políticas de educação do campo em contextos do rural baiano.

DOCENTES - PESQUISADORES

Elizabete Pereira Barbosa /Jacqueline Nunes Araújo Brito / Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda

DISCENTES - INICIAÇÃO CIENTÍFICA BOLSISTAS

Amanda Cerqueira Araujo dos Santos / Hiago Borges Moreira / Joicy Santos Cordeiro / Lizandra Almeida Souza

Luciana Freitas de Oliveira Almeida / Marizane Figueredo Vieira / Raquel Suellen Dantas Bittencourt Pinheiro





conc2
Este projeto teve como objetivo analisar as características epistemológicas e metodológicas de teses e dissertações sobre políticas educacionais produzidas no período de 2000 a 2010 nos programas de pós-graduação em educação e identificar as principais tendências dessa produção, indicando possíveis contribuições e lacunas em relação às perspectivas de constituição do campo de estudo em políticas educacionais.
DOCENTES - PESQUISADORES

Antonia Almeida Silva / Cileda dos Santos Sant´Anna Perrela / Fani Quitéria Nascimento Rehem / Isabel Melero Bello

Márcia Aparecida Jacomini / Maria Aparecida Guedes Monção / Marieta Gouvêa de Oliveira Penna / Mirna Ribeiro Lima da Silva

Rosana Evangelista Cruz / Syomara Assuite Trindade / Valdelaine da Rosa Mendes

DISCENTES - INICIAÇÃO CIENTÍFICA BOLSISTAS

Gabriela Santos Silva




conc3

Este projeto problematizou a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000 a 2010. A pesquisa teve como objetivo central identificar e analisar as possíveis mudanças nas características da produção em políticas educacionais no período em tela, confrontando-a ao debate mais amplo sobre a produção em políticas públicas. Estas foram compreendidas como movimentos que arregimentam esforços de diferentes agentes para dar corpo a séries de ações e comportamentos que produzem repercussões na vida social. A pesquisa gerou um vasto banco de dados, que pode ser acessado aqui.

Saiba mais...




conc4

O projeto objetivou caracterizar, na Bahia, as formas de implantação da Lei 11.274, de 6/2/2006, que instituiu a obrigatoriedade do Ensino Fundamental de Nove Anos, a partir de uma abordagem qualitativa para a pesquisa, em que a análise de conteúdo e a entrevista foram os principais instrumentos de aporte metodológico e as categorias público-privado as principais chaves interpretativas. Nos vários Estados em que os Conselhos Estaduais de Educação já haviam se pronunciado sobre a matéria, ficara evidente a preocupação de que a implementação da lei, além de consolidar a política de ampliação do acesso à escola, deveria assegurar um processo educativo respeitoso com o tempo da infância, consoante a adequação tanto das condições materiais (espaço físico, recursos didáticos, mobiliário), quanto da organização pedagógica, tendo em vista os aspectos físicos, afetivos, cognitivo/linguísticos da criança. O projeto voltou-se para a análise de dados sobre os aspectos atinentes ao atendimento e, principalmente, para a apreensão dos itinerários legislativos percorridos pelos sistemas estaduais e municipais de ensino na Bahia e seus desdobramentos em escolas públicas e privadas situadas em Salvador e em Feira de Santana.

DOCENTES - PESQUISADORES

Antonia Almeida Silva / Elizabete Pereira Barbosa

Fani Quitéria Nascimento Rehem / Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda



conc5

O objetivo da pesquisa foi analisar as políticas públicas para a educação básica, explicitando os pressupostos político-pedagógicos e a concepção de Estado que orientaram as formulações governamentais e suas interfaces com as dinâmicas sociais mais amplas, tendo em vista as confluências e as contradições de duas ordens de questões: 1) as características e os processos de organização e reorganização do poder na Bahia; 2) as características e a natureza das intervenções estatais na educação pública. Assumiu-se como pressuposto desta pesquisa que as políticas públicas são mecanismos operatórios de um projeto educacional que é parte de uma realidade contraditória, na qual estão em disputa visões sociais de mundo e projetos políticos associados a tais visões.



Recomendar esta página via e-mail: